Tratamentos > Embolização
Doenças Que Podem Ser Tratadas por Embolização:
- Aneurismas Cerebrais
- Malformações arteriovenosas cerebrais, da cabeça e da medula
- Fístulas arteriovenosas da cabeça e coluna
- Tumores da cabeça e coluna
- Dissecções de Vasos Cerebrais e Cervicais
Como é o procedimento ?
A Embolização é um procedimento cirúrgico, realizado em sala de hemodinâmica sob anestesia geral. O médico, neurorradiologista intervencionista, através de um acesso por uma artéria na virilha ou no braço, navegará pela circulação sanguínea usando cateteres cada vez menores, introduzidos um dentro do outro (coaxialmente),viajando por uma imagem guia que funciona como o mapa de um GPS, até chegar ao ponto mais distante onde a doença se encontra n a cabeça, no cérebro ou na medula. A partir deste ponto então, é depositado o material embolizante, que varia de caso a caso. Assim como no exame de Angiografia Cerebral e nos demais procedimentos angiográficos, é injetado pelos cateteres um agente de contraste para tornar possível a visualização dos vasos e a aquisição das imagens.
Duração do Procedimento e Recuperação:
Esses procedimentos duram em média cerca de 2 horas e a recuperação pós-operatória é feita em UTI para adequada vigilância clínica. O tempo médio de internação é de 48 horas.
Assim como nos demais procedimentos angiográficos, deverá se atentar aos cuidados no local da punção, mantendo o repouso absoluto no leito, neste caso por no mínimo 6-8 horas e sem dobrar o membro onde foi realizada a punção (acesso arterial). É importante manter a hidratação seja peça administração de soros ou pelo estímulo da ingesta de líquidos, devido ao uso de contraste durante o procedimento. Da mesma forma, o uso de hipoglicemiantes orais deverá ser suspenso desde dois dias antes do procedimento até dois dias após. Os medicamentos anticoagulantes e antiagregantes serão administrados de forma personalizada dependendo de cada caso.